Postado 22 de dezembro de 2023 em Dicas, Saúde por blogtenista
Aprendi com inúmeras experiências que, se você é iniciante no tênis ou está longe do jogo há um tempo, suas mãos e pés estão propensos a bolhas. Também descobri que os jogadores regulares de tênis desenvolvem calos nas mãos e nos pés principalmente devido a tênis inadequados, movimentos e ações repetidas.
Esses calos podem ficar irregulares e formar bolhas. Na minha opinião, um bom conhecimento sobre prevenção e tratamento de bolhas é muito importante, independentemente do seu nível de jogo e habilidade.
Então, como você evita bolhas no tênis? As duas principais maneiras de evitar bolhas nas mãos e nos pés são jogar com tênis e meias de boa qualidade e usar um bom overgrip em sua raquete. Com equipamentos de boa qualidade, é mais provável que você lide com essa ameaça do que sem eles. Recomendo que você adquira tênis e meias adequados que impeçam o atrito, o que reduzirá o risco de formar bolhas ao final de uma partida ou do seu treinamento.
Além disso, certifique-se de entrar no jogo com o tamanho do cabo da raquete adequado. Usar uma raquete com uma pegada muito grande ou muito pequena faz com que você fique propenso a bolhas nas mãos.
Podem formar bolhas nas suas mãos devido a fricção de contato. Isso geralmente ocorre quando você segura a raquete com muita força, com as palmas das mãos suadas ou segurando a raquete de forma inadequada para determinados golpes. Existem várias maneiras de prevenir a formação de bolhas. Primeiro, verifique se a sua raquete tem o tamanho adequado para as suas mãos.
Nós da Casa do Tenista, já abordamos as dicas de como escolher o tamanho certo para o cabo das raquetes e você pode acessar o nosso texto clicando no link.
Uma dessas maneiras é medir a distância entre o vinco lateral inferior na palma da mão e a ponta do dedo anelar usando uma régua. E fique claro que ao comprar uma raquete, é importante que você verifique o tamanho ou pergunte ao profissional da loja de tênis o que eles recomendam para você. Se houver um espaço entre os dedos ao envolvê-lo com força, é provável que seja muito grande. Se seus dedos se sobrepõem, é muito pequeno.
Você pode cuidar de suas mãos secando-as entre os jogos para evitar palmas das mãos suadas. Alguns jogadores também usam fitas adesivas em certas partes das mãos para uma maior proteção como é o caso do espanhol Rafael Nadal.
Em geral, você deve segurar sua raquete moderadamente e evitar apertar com muita força. Muitas vezes, você sente uma bolha se formando quando uma área se transforma em um ponto quente. Sempre que sentir um ponto quente nas mãos, pare imediatamente e use as seguintes táticas:
As bolhas se formarão nos seus pés como resultado principalmente de tênis gastos, meias finas, cushions e overgrips gastos e tamanho errado de equipamento. Pessoalmente, posso atestar isso, pois sou frequentemente incomodado por bolhas e unhas dos pés lascadas.
Eu jogo tênis duas três vezes por semana e os problemas nos pés sempre foram um grande problema para mim. Então, faço o possível para me preparar e uma das principais coisas é encontrar o tipo certo de tênis. Os pés de todos são diferentes e se encaixam de maneira diferente; portanto, não saia e compre os tênis mais legais. Eu até tentei aqueles que são altamente recomendados por amigos de tênis, mas infelizmente me deram bolhas no meu dedo mindinho.
Por fim, experimente o máximo de tênis que puder e escolha os que são mais confortáveis. Alguns jogadores optam pela robustez e arcos altos, enquanto outros preferem tênis leves e almofadados. Tudo dependerá de você!
E certifique-se de comprar tênis novos quando chegar a hora! A maiorias dos jogadores quando perguntados sobre o tempo que possuem o tênis, usam o mesmo par há mais de dois ou três anos. Se você é um jogador de rotina, sem dúvida, seus tênis serão desgastados bem antes disso.
É uma boa ideia usar um novo par de tênis para um treino leve antes de usá-lo em um jogo mais competitivo. Estou sempre empolgado em usar meus tênis novos instantaneamente, mas é aconselhável que você amacie ele primeiro. Faça leve caminhadas antes de entrar em quadra com eles. Não passe um dia inteiro na quadra com seus tênis novos, pois isso dará a seus pés chance e tempo suficientes para se ajustarem a eles.
Quando principalmente o solado do tênis começa a se desgastar, é hora de comprar um tênis novo. Normalmente eu sugiro trocar de tênis a cada 6 meses.
Além disso, as meias de algodão baratas também não ajudam muito quando se trata de bolhas. Certifique-se de adquirir as meias recomendadas para corrida ou tênis e que possam suportar atritos, umidade e horas de calor. Alguns atletas preferem nylon ou material que absorve a umidade, enquanto outros preferem meias de camada dupla, projetadas para minimizar o atrito.
Cada vez que você começar a sentir um ponto quente em seus pés, faça o seguinte:
Você não precisa entrar em pânico se tiver uma bolha. Existem muitas coisas piores no tênis que o manterão fora da quadra. Se a dor é suportável, geralmente você pode continuar a jogar com bolhas nas mãos ou nos pés.
P. Devo usar bandagem para evitar bolhas nas mãos?
R. Sim! Não é necessário, mas apenas o ajudará. Eu recomendaria a todos os tenistas que usem proteção para evitar bolhas se forem particularmente propensos.
P. Os profissionais também obtêm bolhas?
R. Sim, todos são suscetíveis a bolhas, independentemente do seu nível de habilidade ou há quanto tempo você joga tênis. Alguns são simplesmente mais propensos a bolhas do que outros, como Rafael Nadal.
Como jogador de tênis, você pode seguir estas diretrizes para evitar a formação de bolhas. Certifique-se sempre de que possui uma empunhadura adequada para a raquete, tênis e meias novos e use proteções conforme necessário. Você pode desenvolver pele dura ou calos ao longo do tempo, mas a pele de todos reagem de maneiras diferentes. Até a próxima, pessoal!
Categorias Recentes
Posts Recentes
Arquivos