Frete grátis (veja as regras)

Até 12x sem juros

Até 10% de desconto

Guia para Tensão de Cordas de Raquete

Nós da Casa do Tenista esperamos que vocês consigam tomar uma sábia decisão na escolha de tensão das suas cordas a partir da leitura desse texto. Tensões típicas variam de cerca de 40-65 libras, mas a maioria das tensões dos jogadores cai bem dentro desse intervalo de extremos!

Tensão de cordas baixa:

Uma tensão de corda baixa seria em qualquer lugar de cerca de 40-50 libras. Há exceções, é claro; alguns jogadores até abaixo dos 40lbs! Um jogador que não tem tanta potência na batida ou um jogador de nível mais baixo se beneficiaria de uma tensão de corda baixa. Uma vez que seus golpes ainda não estão totalmente desenvolvidos o suficiente para acessar grande potência, então esta escolha de tensão proporcionaria um impulso alto.

Outro fator a considerar é como você deseja que sua raquete funcione em termos de sensação/feelJogadores com problemas de lesão nos punhos e braços devem evitar altas tensões e, em vez disso, tentar amarrar suas raquetes mais abaixo. Isso proporcionará maiores níveis de conforto e também aumentará o tamanho do ponto ideal, aumentando assim a sensação.

Encordoar sua raquete com uma tensão baixa lhe dará:

  • + potência
  • + spin
  • – controle
  • + durabilidade
  • + conforto
  • + feel

Tensão de corda alta:

Uma tensão de corda alta seria qualquer entre 55 libras e 65 libras. Similarmente ao que falamos durante a seção de baixa tensão, há exceções para isso também – alguns jogadores que optam por tensões ainda maiores! 

A menos que você queira uma lesão vinda em sua direção, não aconselhamos que você ultrapasse 60lbs. Essa tensão mais alta é destinada a jogadores que já tem muita potência em seus golpes e buscam por controle e precisão.

Alguns dos benefícios e desvantagens da tensão alta:

  • – poder
  • – rotação
  • + controle
  • + precisão
  • – durabilidade
  • – conforto


Tensão por tipo de corda:

Há um grande contraste entre os diferentes tipos de corda, e cada uma precisará ser tensionada em uma tensão diferente da outra. Por exemplo, o tipo de corda mais popular hoje é a de copolímero. Por exemplo, Babolat RPM Blast ou Luxilon Alu Power. Essas são cordas rígidas e de baixa potência feitas para controle, portanto, precisaríamos encordoá-las mais abaixo do que uma corda multifilamento elástica, pois elas não têm muito poder e são desconfortáveis ​​em altas tensões. 

No intervalo de 48-56 libras seria uma excelente escolha de tensão para uma corda de copolímero. Por outro lado, temos as tripas naturais. Estas são as cordas mais poderosas do mundo e podem realmente colocar alguns km/h por trás do seu golpe. Uma tensão recomendada para uma tripa natural ou multifilamento seria entre 53-58 libras.

Tensão por tipo de raquete:

Sempre considere sua raquete ao decidir a tensão das cordas. Se você tiver uma raquete de potência, use uma corda com mais espessura para diluir parte da potência da raquete e manter o controle da bola. Se você tiver uma raquete de baixa potência, tente encordoar um pouco mais solto, tensão baixa.

Concluindo:

A tensão da corda certa para um jogador pode variar de pessoa para pessoa. Não recomendamos que você procure o que os jogadores profissionais estão usando e copie isso, a menos que você tenha golpes perfeitos e saiba exatamente qual a especificação personalizada da raquete que Federer está usando, por exemplo. Mas mesmo assim, todo mundo tem preferências diferentes.

Para o jogador mediano, sugerimos começar entre os 50 e 55 libras e ver como se sente. Se você sabe que prefere um pouco mais baixo, considere também que a perda de tensão vai ocorrer muito rapidamente e que 53 libras vão virar 48 libras antes que você perceba! 

Categorias Recentes

Posts Recentes

Arquivos