Frete grátis (veja as regras)

Até 12x sem juros

Até 10% de desconto

Guia definitivo: Padrão de cordas

Atualmente, os padrões de cordas são as partes mais modificadas em uma raquete de tênis. Os fabricantes de raquetes estudam incansavelmente padrões de cordas para verem como afetam uma raquete durante o jogo. 

Um “padrão de corda” refere-se ao número de cordas principais (vertical) e ao número de cordas transversais (horizontal). Os padrões mais comuns são em torno de 18 × 20, 16 x 19, 16 x 20 e 16 x 18.

No artigo de hoje iremos te apresentar as melhores dicas para encontrar o padrão de cordas perfeito para o seu jogo!

Após comprar uma raquete, geralmente não é mais possível trocar o padrão de cordas da raquete. Mas há algumas exceções pois algumas marcas já estão trabalhando com raquetes que permitem a troca dos grommets da raquete.

Normalmente, os termos mais utilizados para este assunto é “padrão fechado” e “padrão aberto” de cordas. Um padrão fechado refere-se a espaços muito pequenos entre as cordas, enquanto um padrão aberto tem mais separação entre elas. Existem muitas combinações diferentes que as marcas exploraram, mas abaixo estão algumas das opções mais comuns que você encontrará nas lojas do Brasil.

Padrão de corda: 18 x 20

Vamos começar passando por cima dos dois padrões de cordas mais comuns nos dias de hoje! O primeiro é o padrão de 18 x 20 cordas. Este padrão significa que há 18 passamentos (verticais) e 20 passamentos (horizontais), o que dá ao jogador mais controle e melhor durabilidade das cordas. Esse padrão de corda é mais denso, permitindo que você bata mais cordas no impacto, o que proporciona um disparo muito mais estável

O padrão 18 x 20 já existem há algum tempo, já que fornece aos jogadores um melhor controle direcional da bola na quadra; no entanto, não produz tanto spin quanto outros padrões de cordas. Esse padrão de tornou-se menos predominante do que costumava ser

Hoje em dia, os tenistas que utilizam este padrão, por vezes jogam com tensões mais baixas para encontrar o equilíbrio da configuração da raquete.

Padrão de corda: 16 x 19

O padrão de cordas 16 x 19 de encordoamento são os mais populares usados hoje nas raquetes. Este padrão é um pouco mais aberto do que o de 18 x 20 dando aos jogadores um nível de spin extra e potência necessários para um jogo rápido.

 Muitos jogadores que utilizam o padrão 16 x 19, devido ao seu aumento de potência, permite que os jogadores atinjam sem esforço a bola na quadra e mantenham o adversário sempre recuados. No entanto, as desvantagens desse padrão é o controle de tensão e a durabilidade das cordas. Os jogadores que usam este padrão arrebentarão mais frequentemente as cordas ou precisarão trocar seguidamente as cordas devido à perda de tensão.

Padrão de corda: 16 x 18 

O padrão de 16 x 18 terá semelhanças com o padrão de sequência de 16 x 19, mas lhe dará um pouco mais de potência e rotação. Devido ao menor número de cordas cruzadas, o padrão torna-se mais aberto, permitindo que a bola se flexione no cordão e permaneça nas cordas por mais tempo. 

Os jogadores são capazes de acertar a bola mais fundo na quadra com uma batida mais pesada sem precisar se preocupar com o controle. No entanto, esse padrão faz com que as cordas percam mais rapidamente a tensão e a durabilidade, resultando idas mais frequentes na loja para encordoar. 

As raquetes com este padrão serão mais fechadas no sweetspot e se abrirão mais para as bordas externas.

Padrão de corda: 16 x 20 

Entre os padrões de cordas 16 x 1918 x 20, vem o padrão 16 x 20, que tem semelhanças com os dois padrões de cordas mais populares. Devido à menor quantidade de energia, a corda pode se encaixar bem, e as cordas das horizontais permitem tiros mais estáveis. 

Embora não produza tanto giro quanto outros padrões, os 16 x 20 não sofrerão de uma enorme falta de potência. As raquetes com este padrão serão mais densas no sweetspot e se abrirão mais para as bordas externas.

Padrões de Cordas Abertos

Nos padrões de cordas citados acima, falamos sobre as mais comuns de serem encontradas no Brasil. Porém, existem os padrões mais abertos que proporcionam maior spin e potência ao jogador. Esses padrões vêm em uma variedade de combinações e continuaram a ser uma presença nos dias de hoje, porém mais encontradas nos EUA.

Lembre-se, padrões de cordas são tão importantes quanto o material da raquete. Se você quiser mais potência e rotação, mude para um padrão de sequência mais aberto. Não tenha medo de testar as raquetes para ver se um padrão de sequência mais aberto ou mais fechado é o ideal para o seu jogo.

Até a próxima, pessoal!

Categorias Recentes

Posts Recentes

Arquivos