Frete grátis (veja as regras)

Até 12x sem juros

Até 10% de desconto

As bolas de Tênis saltam menos no frio?

Enquanto jogava duplas no frio “extremo” de Porto Alegre – RS, no inverno passado, notei que as bolas de Tênis pareciam saltar menos. Naquele momento, todos na quadra concordaram que era nítida essa diferença.

Então, as bolas de tênis saltam menos quando está frio? Sim! As bolas de tênis não saltam tão alto no frio. A bola está sujeita aos gases que nela trabalham. Então, quando uma bola esfria, as moléculas de gás começam a se contrair dentro. Isso faz com que as bolas de tênis reajam menos quando entra em contato com o chão, ou seja, seus saltos são menores em temperaturas baixas.

Como isso me deixou intrigado, mergulhei mais fundo nos vários impactos que a temperatura tem no tênis e por isso trago neste texto, as informações que pude encontrar sobre essa questão.

  • Como as bolas de tênis conseguem seu salto?

Você já parou para se perguntar por que as bolas saltam? Não é apenas a forma, nem é exclusivamente o peso. Afinal, nem todas as bolas são particularmente saltitantes. Na verdade, as bolas de tênis saltam por causa da maneira como os gases mencionados anteriormente interagem com os

Esses gases fazem a bola saltar ao entrar em contato com o relvado. É exatamente por esse motivo que a bola quica levemente quando os gases ficam preguiçosos.

  • As bolas de tênis reagem ao calor também?

Com certeza. A mudança de temperatura em uma bola afeta os climas quente e frio. Quando uma bola aquece, as moléculas de gás ficam sobrecarregadas e saltam muito mais alto e mais rápido.

  • Como a temperatura fria afeta o seu jogo de tênis?

O impacto das baixas temperaturas pode tornar o jogo de tênis assustadoramente lento. Se você já tentou jogar com uma bola morta, sabe o que estamos falando aqui. Naturalmente, o jogo de tênis depende da capacidade de bolas saltarem e equipamentos mal guardados podem arruinar completamente um jogo.

O mesmo se aplica a uma bola excessivamente aquecida. Embora rápida e responsiva seja melhor do que “morta”, tem um preço que é absolutamente crítico para o tênis: a previsibilidade. As práticas recomendadas determinam que você armazene seu equipamento (nesse caso, as bolas) adequadamente e permita que elas se comportem como os fabricantes pretendiam. Por exemplo, sempre deixe suas bolas guardadas dentro do tubo, pois isso evitará que elas absorvam umidade.

  • Como armazenar seu equipamento de Tênis em temperatura ambiente?

Mesmo se você estiver jogando tênis ao ar livre no inverno, o impacto da temperatura não se apodera imediatamente da bola. Sim, os gases responderão à temperatura externa, mas os efeitos levarão um pouco de tempo antes que se manifestem na maneira como o jogo é jogado.

Isso porque o seu equipamento estará mais sujeito ao estado do ambiente de armazenamento onde ele estiver depositado. Muitos tenistas mantêm seus equipamentos na garagem. Na superfície, isso parece uma maneira razoável de economizar espaço. O problema? A menos que você tenha uma garagem aquecida, não há realmente nenhuma diferença entre essa opção e manter seu equipamento fora.

Armazenar sua raquete e suas bolas dentro de casa durante temperaturas extremas pode oferecer pelo menos uma pequena vantagem nos meses mais severos do inverno.

  • Quando devo jogar em uma quadra de Tênis coberta?

Chega um momento em que jogar no frio extremo não tem propósito. A interpretação dos fatores ambientais é um dos prazeres de jogar Tênis. No entanto, quando as condições são extremas, o jogo deixa de ser gratificante.

Se o ambiente no qual você joga não estiver oferecendo condições, mas você ainda quiser jogar quando o tempo estiver ruim, a melhor maneira de atenuar o problema é simplesmente ir jogar Tênis numa quadra coberta.

  • Como reviver uma bola fria? 

Chega um momento em que todas as bolas de tênis vão para a grande quadra no céu, independentemente da temperatura em que foram mantidas. No entanto, se uma bola está lhe dando o efeito “morto”, você ainda poderá recuperá-la novamente.

Como? Você precisará aquecê-la. Mover a bola morta para um ambiente mais quente revigorará os gases e dará uma sobrevida à ela.

Infelizmente, não existem muitas maneiras acessíveis de aquecer instantaneamente a bola (você não pode colocá-la no micro-ondas, por exemplo). E portanto você terá que fazer da maneira antiga. Mova suas bolas para um local mais quente e dê-lhes tempo para se adaptar ao novo ambiente. Pode ser um pouco frustrante ter que esperar uma bola aquecer, mas ela fará o trabalho, além de servir como um bom lembrete de por que o armazenamento sensato de equipamentos é tão importante.

Perguntas relacionadas

P. A temperatura afeta as cordas da sua raquete?

R. Sim, a temperatura pode afetar a saúde da estrutura da raquete e das próprias cordas. No entanto, o impacto é visto principalmente em temperaturas extremas.

P. As bolas se desgastam mais rapidamente no frio ou no calor?

R. Temperaturas extremas em cada extremidade farão com que as bolas se desgastem rapidamente. Jogar com uma bola em clima quente fará com que ela desapareça mais rapidamente. A hiper-responsividade pode reduzir a massa do objeto e, eventualmente, fazer com que os gases vazem mais rapidamente.

Pensamentos finais

Agora que você sabe exatamente que tipo de temperatura pode impactar no seu jogo de tênis, você está em posição de ser um pouco mais estratégico, tanto sobre seu jogo quanto sobre como armazenar melhor seu equipamento. Adotar uma abordagem deliberada do armazenamento e escolher os locais certos pode ter um grande impacto no resultado de uma partida. Até a próxima, pessoal!

Categorias Recentes

Posts Recentes

Arquivos